Técnicas para construção de maquetes
introdução a projetos básicos e elaboração de maquetes, levar o aluno a saber o que é uma maquete, como projeta-la e despertar a criatividade, conhecimentos de medidas, escalas e projetos e geração de informação e renda;
Professor(a): Leonardo Tesser da Silva
Faça Login para assistir ou
INSCREVA-SE AGORA!
  • AULA 1

    Apresentação curso

  • AULA 1

    Tipos

    Uma maquete pode ser estática, visando analisar o aspecto físico do que está sendo modelado ou a dinâmica, que visa analisar o comportamento funcional do que está sendo modelado e pode ser representada virtualmente através de programas e softwares específicos. As maquetes podem ser feitas por uma grande diversidade de materiais como, plásticos, papelão, papel, metal, isopor, madeira e com o uso de impressoras 3D atualmente ganhando o mercado em vários seguimentos.
  • AULA 2

    Escalas e ferramentas

    As escalas são representadas pela proporção do tamanho real por exemplo 1/ 50 corresponde 50 vezes menor do real e assim por diante. As ferramentas que muito são utilizados geralmente são: estilete, serrinha, lixas, martelo, furadeira, compressor de ar, alicates, tesoura entre outros para a manipulação dos materiais. O local onde será feito ou instalada a maquete depende da topografia a ser utilizada, podendo ser plana, ou conforme o projeto ou desenho a ser criado acrescentando morros, lagos, desníveis do terreno, vegetação, edifícios entre outros.
  • AULA 1

    Voltagem

    A voltagem geralmente de mini lâmpadas são de 8 a 16v e led´s são de 3v que precisam fazer a instalação de um resistor pra evitar a queima do led, são utilizados fontes de 12v para a ligação geral dos circuitos e precisa dimensionar conforme o tamanho do projeto. Sempre revisar e isolar bem as emendas, identificar para futuros ajustes e manutenções.
  • AULA 1

    Como exercitar a criatividade

    A criatividade precisa exercitar, ou seja, não há resultados que venham sem esforços, precisa experimentar, explorar e realizar; A observação é muito importante para que tenha novas ideias, estudar a melhor forma, imaginar como ficará, estudar sobre o assunto, compartilhar e buscar referências são itens fundamentais para a realização dos projetos e por fim colocar em prática. A idealização do projeto depende muito do que o cliente ou você mesmo quer, adequando o espaço ideal, valor justo e sonhos a ser realizados, projete, rabisque, pesquise materiais e ferramentas que serão necessários, faça testes antes, durante e depois para evitar problemas futuros.
  • AULA 1

    Tipos

    São vários os tipos de modelismo como, aeromodelismo, nautimodelismo, ferromodelismo, plastimodelismo, papermodelismo entre outros praticados em todos os segmentos.
  • AULA 2

    Técnicas

    As técnicas mais comuns seria a: - Escolha do modelo ou projeto; - Instrumentos a ser utilizados; - Preparação para pintura e utilização de aerógrafo ou compressor de ar; Preparação de superfícies antes do envelhecimento. Desgastes. Filtros. Terra de todos os tipos e tinta desgastada. Linhas de painéis e todos os tipos de lavagens. Escorrido. Manchas de sujeira salpicadas. Pontos de exaustão Efeitos de grafite. Pigmentos. Efeitos com lápis de cor. Envelhecimento extremo Aplicação de decais Acabamentos