Perguntas Frequentes


O projeto Trindade Digital, possui 72 colaboradores.
Sendo 20 colaboradores indiretos, e 52 colaboradores diretos, dos quais 30 são estagiários locais, e 22 são colaboradores do corpo técnico e do corpo docente.

O projeto Trindade Digital, funciona 7 dias por semana, com atendimentos presenciais e remoto de domingo a domingo.
Os atendimentos ocorrem em horário comercial de segunda a sexta-feira, e dás 8 as 12 hrs aos sábados e domingos.

O contato poderá ser realizado através do contact center, por email, telefone, whatsapp, messenger ou pelas redes sociais.

O projeto Trindade Digital, possui duração inicial de 12 meses para a primeira fase.

O objetivo principal do projeto Trindade Digital, está em gerar a capacitação e inclusão social por meio da inclusão digital e cursos customizados em formato presencial e EAD.
A inclusão digital é considerado Direito fundamental fazendo-se essencial nos dias atuais.

Inclusão digital não se resume a compra de softwares ou hardwares. Inclusão digital ocorre quando observamos um quadro de melhora para um individuo ou grupo de individuos isto é, com o uso adequado da tecnologia e metodologia adequadas.

São inúmeras as justificativas para um projeto do gênero, afinal estamos na Era da Informação, e mais e mais pessoas estarão conectadas e por isso a capacitação destas é essencial para que os recursos de tecnologia e acesso a internet disponivéis sejam otimizados.

Senado aprova PEC que torna inclusão digital um direito fundamental
O Senado aprovou a Proposta de Emenda à Constituição (PEC 47/2021), da senadora Simone Tebet (MDB-MS), que insere a inclusão digital na lista de garantias fundamentais. O relator, Fabiano Contarato (PT-ES), argumentou que o acesso à internet é essencial para o pleno exercício da cidadania e para obter outros direitos sociais como educação, saúde e trabalho. Ele citou um levantamento que revela que 17% dos lares brasileiros não tem acesso à rede, situação que se agrava nas áreas rurais e nas classes sociais mais pobres.

O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta-feira (4) a criação da Política Nacional de Educação Digital. A proposta, que segue para o Senado Federal, traz ações para ampliar o acesso à tecnologia em cinco frentes: inclusão digital, educação digital, capacitação e especialização digital, e pesquisa digital.

O texto aprovado é o substitutivo do deputado Professor Israel Batista (PSB-DF) ao Projeto de Lei 4513/20, da deputada Angela Amin (PP-SC). Batista fez alterações pontuais no texto, como incluir as demandas da educação digitalizada à Política Nacional do Livro.

A proposta também altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional para que currículos da educação básica tratem das competências digitais ao longo das suas etapas, a partir do ensino fundamental.

“Nessas etapas iniciais da formação escolar, é essencial introduzir os alunos aos conceitos da computação e tecnologias digitais, de forma a viabilizar a construção dos conhecimentos e habilidades necessários à vida e ao desempenho das profissões do século XXI”, avaliou Batista.

Tendo em vista a aquisição de diversos insumos de informática ao longos dos anos, tais como notebooks, desktops, e em 2022 diversos ChromeBooks pela prefeitura municipal, far-se à necessário a capacitação do usuário para uso adequado destas ferramentas.

Devido a aquisição de diversos insumos de informática por parte da prefeitura municipal, é essencial mantê-los em funcionamento e por isso o projeto comtempla a manutenção de todos os equipamentos disponíveis nas escolas do município.

A inclusão das tecnologias no sistema educacional é de fundamental importância, já que o mundo está em constante mudanças e a era digital é uma realidade dos indivíduos em processo de aprendizagem na educação (LIBÂNEO, 2000; 2007; LEVY, 1993).

O avanço tecnológico tem tomado espaço na sociedade. A inclusão desse meio de conhecimento tem se tornado cada vez mais necessária no cotidiano das pessoas, especialmente nas escolas, de forma que, os conhecimentos sejam aproveitados e aprimorados.

Por meio das situações e experiências vividas por cada indivíduo, ao longo da sua vida, a educação vai se desenvolvendo. Portanto, a educação prepara o indivíduo para a vida, como afirma Freire (1991). Por isso, sente-se a necessidade da inclusão digital nas escolas, como forma de sustentar e aprimorar esses saberes surgidos ao longo do tempo.

Na era digital e na perspectiva do novo, as tecnologias trazem importantes colaborações para a prática pedagógica e o sistema educacional, demonstrando a importância da atualização dos conhecimentos para acompanhar a sociedade em suas constantes mudanças.

Neste contexto, o presente artigo, tem como questão norteadora: Qual a importância da inclusão digital na educação? A inclusão digital harmoniza um espaço lúdico e dinâmico na aprendizagem dos alunos, facilitando o processo de ensino e aprendizagem.

As escolas têm o papel de formar alunos direcionados para a vida, e as tecnologias podem ser aliadas nesse processo ativo de aprendizagem, já que as mesmas são responsáveis por grande fonte de saber que, se usadas sistematicamente, podem trazer grandes benefícios para a sociedade.

Portanto, o objetivo deste artigo é refletir sobre a importância da inclusão digital no sistema educacional. Tendo como objetivos específicos estudar: a educação e as tecnologias de informação; o ensino na era digital e a inclusão tecnológica no processo de aprendizagem.

Para isto, adotou-se como metodologia a pesquisa bibliográfica, baseada em diferentes autores, que tratam da temática estudada.

O ensino na era digital é um desafio. Portanto, propor estratégias diferenciadas usando as tecnologias de informação como aliadas da educação é um método eficaz para o processo de ensino e aprendizagem. Verifica-se que a inclusão digital se tornou uma necessidade nas salas de aula, pois, além de tratar de questões reais dos alunos, torna a aula mais desafiante, reflexiva, prática e dinâmica.

Para educar na era da informação ou na sociedade do conhecimento é necessário extrapolar as questões de didática, dos métodos de ensino, dos conteúdos curriculares, para poder encontrar caminhos mais adequados e congruentes com o momento histórico em que estamos vivendo. (MORAES, 1999, p. 27).

Nesse contexto, o uso das tecnologias como instrumento pedagógico necessita estar fundamentado em sugestões pedagógicas planejadas e baseadas em entendimentos que consintam a aplicabilidade de tecnologias inovadoras que potencializem o processo de ensino e tornem a aula mais atrativa, interativa e sistematizada, contribuindo para um processo de ensino proativo.

Pereira (2009) afirma que a prática educativa é uma atividade social, que visa o ensino de conhecimentos, tanto científicos como culturais. Sendo um exercício que trabalha a realidade social do indivíduo. Portanto, a inclusão das tecnologias nas escolas é de fundamental importância, auxiliando no processo de ensino, o que traz grandes benefícios para a educação, pois estas auxiliam no processo de assimilação dos alunos dos conteúdos trabalhados em sala de aula e envolvem os conhecimentos de forma prática e dinâmica.

Diante da era da informação, onde as tecnologias têm se tornado instrumento fundamental no processo de ensino e aprendizagem, é preciso, portanto, que as escolas se reinventem e as incluam em seus planejamentos escolares, pois a inclusão só acontece de fato, quanto se é pensado as possibilidades e estudado a realidade, para, assim, executar a prática educativa.

Com o crescente desenvolvimento tecnológico, vivemos uma civilização em tempos de mudança, na qual os meios de comunicação social tornaram-se onipresentes, determinando cada vez mais comportamentos, atitudes, valores e estilos de vida. Imersos em um universo audiovisual, cada vez mais complexo, crianças e jovens devem assimilar e reacomodar seus códigos comunicacionais para captar o ritmo vertiginoso e as mudanças que a realidade lhes impõe. (PACHECO, 1991, p. 09).

A sociedade está em constantes mudanças e, na ânsia de procurar respostas, buscar fontes de conhecimentos para acompanhar o ritmo da geração atual, as tecnologias, se encontram como um importante instrumento do conhecimento, colaborando para o surgimento de um novo modelo educacional com a inclusão destas.

A acessibilidade de informação e as constantes direções de conhecimento, alteram as estruturas da organização e funcionamento do sistema de ensino. Trazendo as instituições educacionais desafios, não apenas no sentido de incluir as novas tecnologias em seus conteúdos de ensino e reconhecer as percepções dos alunos sobre estas, mas também, no sentido de elaborar, desenvolver e avaliar práticas pedagógicas que gerem o desenvolvimento do saber por meio das tecnologias. Portanto, para o emprego coerente das ferramentas digitais, que em alguns casos não são compreendidas pela maioria dos educandos e docentes de forma coerente e sistematizada, é preciso que o professor esteja familiarizado com as tecnologias, para ensinar e, os educandos, estejam dispostos a aprender a utilizar essas ferramentas em favor da ciência.

Segundo Valente (2011), o ensino e a aprendizagem precisam estar relacionados com a realidade social atual, atentando-se a informação que deve ser acessada e o conhecimento que precisa ser construído pelo educando.

Diante das necessidades da sociedade atual, é necessário incluir as tecnologias no ambiente escolar, pois estas se tornaram um artifício de aquisição do conhecimento, necessitando de um novo olhar crítico do sistema educacional, que precisa entender a realidade social do indivíduo na era digital e criar estratégias para acompanhar essas mudanças, compreendendo que as novas tecnologias abrem novas possibilidades na educação, demandando uma nova postura do professor.

Serão 24.603 vagas disponibilizadas .

Poderão participar da primeira fase do projeto Trindade Digital, todos os alunos da rede municipal de ensino, e todos os professores.
Os pais dos alunos também poderão participar.

Não. O projeto além de promover a inclusão digital, é gerador de inclusão social integrando e qualificando os pais dos alunos.

Sim. Alunos participantes, que se destacarem no projeto, poderão receber auxílio odontológico.

Qualquer pessoa, poderá solicitar informações pelo contact center do projeto, e baixar o descritivo do mesmo. As informações são públicas. O descritivo completo compreende cerca de 150 páginas, e apresenta comparativos, estudo de viabilidade, e oferece um panorama nacional sobre o tema, que conta com cerca de 400 tópicos.

O projeto Trindade Digital, também se destaca pelo ESG. Além dos impactos sociais que podem ser observados pelos relatórios, imagens e vídeos que são gerados ao longo do projeto, destaca-se a importância sobre preocupação ambiental e a governança acompanhada de estrutura de Compliance que visa estabelecer formas para controlar o cumprimento das leis e normas às quais a instituição. está sujeita.

O projeto conta ainda, com estrutura de compliance que busca estabelecer formas para controlar o cumprimento das leis e normas às quais a instituição executora está sujeita.

O projeto de capacitação é aberto a todos os profissionais da área da Educação do município de Trindade, inclusive aos pais dos alunos.
A capacitação é fornecida em formato remoto por meio da plataforma de EAD, e em formato presencial. Para capacitação presencial solicite agendamento com a central de atendimento via whatsapp.

As aulas presenciais e remotas são oferecidas em formato fast learning, com duração de 3 a 7 minutos em média. Os cursos possuem duração de 10 a 40hrs, sendo customizados ao longo do projeto conforme necessidades observadas.

Serão geradas 30 vagas de emprego no município, além da capacitação gratuita de cada colaborador participante.

O projeto Trindade Digital, tem por objetivo apresentar a internet como porta de geração de valor e renda. Isso será possível através da capacitação oferecido em formato EAD e presencial.

São disponibilizadas 24.603 vagas para capacitação e suporte aos cadastrados para a terceira fase do projeto.